Banana serve para repor a energia gasta com o exercício físico
Um estudo produzido pela Universidade Estadual Appalachian, nos Estados Unidos, os carboidratos vindos da banana têm efeitos comparáveis aos dos isotônicos quando se de amenizar o estresse comum ao esforço físico.
O testo foi realizado com 20 ciclistas que pedalaram em diferentes ocasiões, 75km. Em um dos percursos beberam apenas, em outros, tomaram a bebida esportiva ou comeram meia banana a cada 30 minutos.
Os resultados foram surpreendentes, os exames de sangue mostrarm uma libeira vantagem da banana: ela reduz a produção de enzima COX-2, cuja presença indica um processo inflamatório e justifica a dor após a prática. “Vale lembrar no entanto, que a inflamação é uma resposta fisiológica normal e até necessária para a regeneração muscular” esclarece a nutrólogo Carlos Alberto Werutsky, coordenador do Departamento de Atividade Física e Exercício da Associação Brasileira de Nutrologia. “Em geral, o organismo se recupera sozinho, sobretudo entre pessoas que consomem diariamente os antioxidantes originários de frutas e hortaliças”, completa o médico.
Adicionar comentário